DECLARAÇÃO DE FÉ

As escrituras

          Cremos que as Escrituras do Antigo e do Novo Testamentos, conforme escritas originalmente, foram inspiradas verbal e plenariamente, são produtos de homens guiados pelo Espírito Santo, sendo, portanto, completamente destituídas de erro. Cremos que a Bíblia é a suprema revelação da vontade de Deus para o homem e nossa única regra de vida e fé.

Deus

          Cremos em um só Deus, criador do Céu e da Terra, manifestando-se em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Essas três Pessoas, são iguais em poder e glória, executando ofícios distintos e harmoniosos na grande obra da redenção.   

O Espírito Santo

          Cremos que o Espírito Santo é uma Pessoa Divina, que possui todos os atributos da personalidade e deidade. Ele é igual ao Pai e ao Filho e é da mesma natureza deles. Sua relação para com o mundo é convencê-lo do pecado, da justiça e do juízo. Sua obra entre os crentes é: batizar em Cristo, selar, habitar nos corações, encher, guiar e ensinar os caminhos da justiça. Cremos que existe uma distinção entre o ministério do Espírito Santo no Antigo Testamento e o seu ministério no Novo Testamento.

Jesus Cristo

          Cremos que o Senhor Jesus Cristo foi concebido pelo Espírito Santo e nascido da virgem Maria; Ele é “Deus manifestado em carne”; viveu completamente sem pecado e na sua morte fez plena expiação por nossos pecados, morrendo não como simples mártir, mas sim, substituto voluntário, em lugar do pecador. Ele ressuscitou dentre os mortos ao terceiro dia e subiu corporalmente ao Céu. Cristo voltará para levar os seus para viver a eternidade com Ele.

O homem

        Cremos que as Escrituras Sagradas ensinam que o homem foi criado por um ato direto de Deus e não de uma forma de vida previamente existente. Por transgressão voluntária, ele caiu do seu estado de inocência; consequentemente, todos os homens são pecadores, por natureza e por escolha, sendo completamente desprovidos daquela santidade exigida pela lei, e positivamente inclinados ao mal e, portanto, estão sob condenação justa, a separação eterna de Deus, e isto sem defesa ou desculpa.

A Salvação

        Cremos que as Escrituras ensinam que a salvação dos pecadores vem totalmente da graça de Deus, através da obra medianeira do Filho de Deus, e assim não é obtida pelas obras, mas se baseia somente no arrependimento e na fé no Senhor Jesus Cristo; que para ser salvo um pecador tem que nascer de novo, sendo regenerado pelo poder do Espírito Santo mediante a fé na Palavra de Deus, tornando-se recipiente duma nova natureza. A grade bênção que o Evangelho de Cristo assegura aos que nele crêem é a justificação, que inclui perdão dos pecados e uma atribuição da retidão divina, assegurando ao crente uma salvação eterna.

A igreja

      Cremos que as Escrituras ensinam que a Igreja de Jesus Cristo foi inaugurada no dia de Pentecostes e deve ser considerada em dois aspectos: A Igreja visível ou local. É uma comunidade de salvos por Cristo, batizados e associados, por um pacto, na fé e comunicação mútua, segundo o Evangelho, com o propósito de observar as duas ordenanças e tudo quanto Cristo mandou; para ser governada pela lei de Cristo e para exercer os dons, direitos e privilégios que lhe são peculiares à luz da Palavra de Deus. Os seus oficiais bíblicos são: pastores (também chamados bispos ou presbíteros) e diáconos; cujas qualificações, direitos e deveres estão claramente definidos nas Epístolas de Timóteo e Tito. A Igreja Invisível é o corpo e a noiva de Cristo. Cristo é o cabeça e todos os salvos são membros; e que contra ela as portas do inferno não prevalecerão.

O Batismo

      Cremos, de acordo com o ensino das Escrituras, que o batismo em água é a imersão uma só vez do crente, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, a fim de mostrar, em símbolo, solene e belo, sua identificação com o Senhor crucificado, sepultado e ressurreto; assim ilustrando a morte do crente para com o pecado e a sua ressurreição para uma nova vida em Cristo; sendo este um pré-requisito para ser membro da igreja local.

A Ceia do Senhor

          Cremos, de acordo com o ensino das Escrituras, que a Ceia do Senhor é o símbolo do corpo e sangue de Cristo; e que é realizada em memória da morte do Senhor Jesus Cristo, até que Ele venha; e que o crente para recebê-la, deve antes examinar-se a si mesmo e encontrando-se em condição bíblica, possa participar dignamente dela.

Estado Eterno

          Cremos que as Escrituras ensinam a ressurreição corporal dos justos e dos injustos. Todas as pessoas justificadas em nome do Senhor Jesus Cristo vão passar a eternidade em pleno gozo da presença de Deus, e que todos os que, por meio da incredulidade, se recusaram a aceitar o perdão oferecido por Deus, passarão a eternidade em castigo eterno.

Satanás

        Cremos que as Escrituras ensinam que existe um ser pessoal, chamado Satanás, o “deus deste século”, o “príncipe do poder do ar”, cheio de toda sutileza e malícia, o qual procura, incessantemente, frustrar os propósitos de Deus e fazer cair em tentação e no pecado os filhos dos homens.

Evangelismo e Missões

        Cremos que as Escrituras ensinam que é o dever e privilégio de todo seguidor de Cristo e de toda igreja do Senhor Jesus Cristo de se esforçar para fazer discípulos em todas as nações. O novo nascimento do espírito do homem por meio do Espírito Santo significa o nascimento do amor pelos outros. O Senhor Jesus Cristo ordenou a pregação do evangelho a todas as nações. É dever de todos os filos de Deus procurar constantemente ganhar os perdidos para Cristo através do testemunho verbal acompanhado de um estilo de vida cristão, e outros métodos em harmonia com o evangelho de Cristo.

A Família

      Deus instituiu a família como a instituição fundamental da sociedade humana. Ela é composta de pessoas relacionadas umas às outras através do casamento, do sangue, ou da adoção. O casamento é a união de um homem e uma mulher num compromisso de pacto para a vida toda. É dádiva única de Deus revelar a união entre Cristo e Sua igreja e para conceder ao homem e à mulher, no casamento, a estrutura para o companheirismo íntimo, o canal de expressão sexual de acordo com o padrão bíblico, e aos meios para a procriação da raça humana. O marido e a mulher são de igual valor diante de Deus, já que ambos são criados à imagem de Deus. O relacionamento do casamento modela a maneira como Deus se relaciona com Seu povo. O marido deve amar sua esposa como Cristo amou a igreja. Ele tem a responsabilidade dada por Deus de prover, proteger e guiar sua família. A esposa deve se submeter graciosamente à liderança de seu marido assim como a igreja deliberadamente se submete à liderança de Cristo. Ela, sendo imagem de Deus assim como seu marido e, portanto, igual a ele, tem a responsabilidade dada por Deus de respeitar seu marido e servir como auxiliadora administrando o lar e cuidando da próxima geração. Os filhos, desde o momento da concepção, são bênção e herança do Senhor. Os pais devem demonstrar aos filhos o padrão de Deus para o casamento. Os pais devem ensinar aos seus filhos os valores espirituais e morais e levá-los, através de um exemplo de estilo de vida consistente e disciplina com amor, a fazer escolhas baseadas nas verdades bíblicas. As crianças devem honrar e obedecer a seus pais.



Desenvolvimento: MeuDigital.Net